Renan Chieppe e Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, falam sobre o “novo cotidiano”
“Começamos a viver um momento de tentativa de volta à nossa antiga rotina. O fato é que dificilmente as coisas voltarão a ser 100% como eram. Isso porque nós mudamos e as empresas também”. Essa foi apenas uma das reflexões suscitadas por Fábio Coelho na quarta palestra do primeiro ciclo do Webinários Rede Tribuna, na terça-feira, 11 de agosto. Presidente do Google Brasil, o executivo capixaba apresentou a palestra O Novo Normal: Retratos de um Novo Cotidiano, Uma Visão de Insights, e o evento virtual, que teve recorde de inscritos (810) contou, ainda, com a presença do presidente do Grupo Águia Branca, Renan Chieppe, que situou a empresa no contexto da pandemia.
Fábio Coelho centrou sua apresentação naquilo que chamou de “revolução comportamental” que a pandemia causou, tanto para as pessoas quanto para as empresas. Ele detalhou um pouco do novo jeito de viver do brasileiro, com foco em saúde e na sua relação com o trabalho e sua casa, apresentou dados e fez uma análise de cenário que comprovam essa mudança de hábitos e comportamentos.
E executivo destacou, por exemplo, o crescimento de 52% na busca pelo termo ginástica, no You Tube; mostrou que a compra de vegetais e saladas cresceu 189% e que a procura por mesas para cozinha também explodiu – 108%. Outros números levantados por ele deixam claro o quanto os brasileiros estão focados em limpeza. A procura por aspiradores de pó e acessórios de limpeza cresceu 119%, assim como a busca por receitas rápidas e fáceis (80% a mais de pesquisa) e por lives (450%, um “fenômeno sensacional”, segundo Fábio). Neste novo essencial, o notebook também ganhou protagonismo nas famílias, seja pra trabalho, estudo ou entretenimento.
“Estamos diante de um novo epicentro da vida. E diante das incertezas, buscamos segurança, conforto e familiaridade. Os dados mostram isso e que nossas relações com a saúde, com a casa e com os outros se tornam estruturantes e ainda mais fundamentais”, destacou.
E o que vem pela frente? Na visão de Fábio, o isolamento social abriu espaço para a aceleração de tendências e para o desenvolvimento de novas soluções. Neste cenário, se num primeiro momento o varejo se mostrou bastante fragilizado, conseguiu reinventar sua forma de atuar, acelerou mudanças, priorizou o que era urgente e viu que novos caminhos são possíveis. Sempre.
E por falar em “se reinventar”, a expressão marcou, de certa forma, a participação do presidente Renan Chieppe no webinário. Questionado sobre como o Grupo Águia Branca está enfrentando a crise gerada pela pandemia, o executivo destacou todo o cuidado e respeito com as pessoas da equipe.