Prêmio Inovação: imersão em Recife para ganhadores
Recife é a metrópole mais rica do Norte-Nordeste e a sétima do Brasil; a terceira área metropolitana mais densamente habitada do País, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro; é a cidade que possui o maior PIB per capita entre as capitais nordestinas e a cidade nordestina com melhor IDH – o Índice de Desenvolvimento Humano compara indicadores nos itens riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida e natalidade, dentre outros, para avaliar o bem-estar de uma população. E foi também o destino escolhido para o GAB Experience, realizado entre os dias 18 e 21 de março, e que reuniu vencedores do Prêmio Inovação 2023 para uma imersão no ecossistema de inovação do Porto Digital, em Recife, considerado um dos mais favoráveis a estabelecer parcerias com as Big Techs no País.
A viagem foi um reconhecimento às ideias e projetos dos segundos colocados do Imova-se (etapa do Prêmio dedicado à aceleração de novas ideias) e do Demoday (momento para apresentação e definição das melhores ideias implementadas). Faziam parte do grupo os vencedores, Carlo Frechiani de Oliveira, Maxlon Pires de Almeida, Laiza de Paula Claudino e Diego dos Santos Amorim, da Divisão Passageiros, e Diego Eduardo de Lucena, da Logística, além dos líderes imediatos das ideias vencedoras, Virgílio Pasolini, da Passageiros, Alberto Nascimento e Eugênio Ramiro, da Comércio. E também participaram da comitiva Evelyn Paula e Marislei Vazzoler, das divisões Logística e Comércio , respectivamente, o vice-presidente de Inovação e Finanças do Grupo Águia Branca, Decio Chieppe, o diretor de Tecnologia e Inovação, Janc Lage, e a supervisora de Inovação, Brunella Campanharo Peres.
Além do Porto Digital, o roteiro da viagem também incluiu visitas à Fábrica Stellantis (Polo Automotivo Goiana); Softex Recife (Associação de Empresas de Tecnologia de Pernambuco); ao centro de pesquisa e inovação C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife); Grupo Moura (fabricante de peças e acessórios para veículos automotores); à Serttel (projetos e soluções tecnológicas de mobilidade e segurança urbana) e TDS.company – Consultoria estratégica; além de uma palestra com o cientista, professor e empreendedor brasileiro com atuação na área de engenharia de software e inovação Silvio Meira.
A ação, como destaca Brunella, teve o objetivo de proporcionar ao grupo uma experiência enriquecedora em um dos principais parques tecnológicos do Brasil, gerando conexões e buscando a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos para impulsionar a inovação.
E pelos depoimentos, é possível dizer que a missão foi cumprida com sucesso! “Que experiência boa! Tive a oportunidade de conhecer o Porto Digital, que achei fantástico! São 24 anos de desenvolvimento em tecnologia e inovação, produzindo uma grande transformação no ambiente urbano e de negócios. Estivemos na Softex e participamos de uma rodada de pitches, que também foi muito legal, e destaco aqui o processo de gestão de estoque da SEGSAT. Exemplo de ambiente de inovação”, destacou o diretor comercial da Vitória Diesel Cariacica, Alberto Corrêa.
Coordenador Operacional Corporativo do Squad, Diego Amorim definiu a imersão como sensacional. “Foram dias de muita interação com o time e troca de experiências. Sem dúvida, um momento de enorme aprendizado e conexão. Gratidão pela oportunidade”.
E a Analista Operacional Laiza Claudino completou as palavras de Amorim. “A imersão foi um momento ímpar para mim! Foi fantástico ver a relevância de Recife no cenário tecnológico e de inovação do Brasil e do mundo. Voltei renovada”.