Observação de Aves: Reserva entre melhores pontos do BR
Além de estar na lista de destinos nacionais mais acolhedores do Brasil, a região das Montanhas Capixabas tem outro título pra chamar de seu: ela está entre os melhores locais do País para observação de aves! Na última edição do Global Big Day, que aconteceu sábado, 10 de maio, a Reserva Águia Branca registrou 204 espécies avistadas e se destacou em primeiro lugar dentre os participantes do Espírito Santo, o primeiro melhor ponto de observação de aves do bioma Mata Atlântica e o terceiro lugar do Brasil.
O evento, que mobiliza milhares de observadores em dezenas de países, contou com a participação de 52 observadores na Reserva, o maior número já registrado no local. Para comparação, na edição anterior (outubro de 2024), foram 17 participantes.
Outro destaque da edição foi a presença de observadores de diferentes grupos e regiões. Estiveram presentes membros do Clube de Observadores de Aves do Espírito Santo (COA), da Associação Martinense de Observadores de Aves (AMOAVES) e do Clube Vendanovense de Observadores de Aves (Avoa), além de guias locais parceiros da Reserva.
“A conquista só foi possível graças à parceria com os guias locais e com os observadores dos grupos, todos muito experientes e apaixonados pela prática do Birdwatching. Juntos, fizemos história e ajudamos nossa unidade de conservação a avançar no ranking nacional. Estamos conquistando uma posição melhor a cada edição”, comemora Patrícia Bellon, uma das biólogas da Reserva Ambiental Águia Branca.
Posição no ranking marca o histórico de participação
No Brasil, existem dois dias reservados à observação e registro de aves. O Global Big Day, que acontece em maio por causa da primavera no Hemisfério Norte, e o October Big Day, no mês de outubro, época da estação das flores no Hemisfério Sul. E a Reserva tem avançado no ranking a cada edição.
Ano passado, a Reserva ficou em 5º lugar no Brasil e 1º no Espírito Santo no Global Big Day, e em 4º no Brasil e 1º no Estado, no October Big Day.
No Global Big Day 2025, de sábado, 10 de maio, subiu para 3º lugar nacional, manteve o 1º no Estado e consolidou sua posição também como 1º lugar para observação de aves do bioma Mata Atlântica.