Fórum GAB 2023: “uma partida de muitos gols”!
No Grupo Águia Branca, alinhamento, estratégias e investimentos, projetos e processos inovadores fazem parte da rotina das Divisões de Negócios e da Holding. No entanto, uma vez por ano, tudo o que é feito de forma independente ganha ainda mais vida no mesmo ambiente e é compartilhado entre acionistas, diretores e principais líderes, no Fórum Estratégico do Grupo Águia Branca. O Fórum GAB 2023 – Conectados com o Futuro foi realizado nas tardes dos dias 22 e 23 de novembro, na Casa Mizzi, em Vitória, em formato híbrido: 150 pessoas participaram presencialmente e aproximadamente 500 no formato digital, pelo Zoom.
Esta foi a 12ª edição do evento, considerado o principal do Grupo e conhecido por ser vivenciado quase o ano inteiro, sob a responsabilidade da equipe de Comunicação da Holding, que junto aos diretores e lideranças estuda e organiza os temas mais estratégicos para a gestão dos negócios. Dos bastidores do Fórum participam também as áreas de Comunicação e Recursos Humanos das Divisões. E nesta edição, quem também auxiliou foi a Comunidade de Líderes, implantada em outubro, atendendo a uma demanda que surgiu a partir da pesquisa de satisfação do evento de 2021. O objetivo da comunidade é fortalecer a cultura corporativa e, no caso desta edição, deu uma “aquecida pré-evento” em temas que foram tratados durante os dois dias.
A programação foi dividida da seguinte forma: no primeiro dia, o presidente Renan Chieppe fez a abertura oficial, com uma apresentação em que “passeou” pelo que o Grupo fez nos últimos anos, teve a apresentação de quatro Ted Talks (apresentações rápidas, de 10 minutos), que abordaram os temas Inovação, Tecnologia, Comunicação e Ação Social, e a apresentação das Divisões de Negócios – Logística, Comércio e Passageiros. Essas apresentações ficaram sob responsabilidade dos diretores-executivos e dos vice-presidentes, Patrícia Poubel Chieppe e Kaumer Chieppe, que levaram o clima da Copa do Mundo do Catar para a Casa Mizzi; Marcelo Tinti e Riguel Chieppe; Paula Barcellos e Renan Chieppe, respectivamente.
Renan Chieppe abriu o Fórum já deixando um recado: “Estamos conectados com o futuro e escrevendo uma nova história destes 76 anos de sucesso do Grupo Águia Branca. Quero agradecer a muitos de vocês, mas isso eu farei amanhã (quarta, 23) no encerramento. Hoje, o que eu quero é compartilhar!”
E dito isso, abordou os assuntos que marcaram não apenas o ano de 2022, mas toda sua gestão. Falou dos pilares do Grupo (estratégia, inovação e pessoas), dos impactos da Covid nas Divisões de Negócios e de como a empresa se reinventou diante dos desafios, da acertada decisão do estudo Reflexão Estratégica, que prevê o crescimento de 100% do Grupo até 2025, dos lançamentos e aquisições feitos neste período, das ações de ESG que ganham cada vez mais relevância e dos prêmios que o Grupo recebeu nesta temporada. Resumindo, foi um bate-papo para mostrar que o Grupo fez, e fez muito!
O segundo dia foi aberto com o painel do vice-presidente de Inovação e Finanças, Decio Chieppe, foram apresentados outros cinco Teds, cujos temas trataram sobre inovação e ESG, e aconteceram também as Rodas de Conversa. A primeira reuniu os diretores-executivos, Patrícia Poubel Chieppe, Paula Barcellos e Marcelo Tinti, e a segunda foi com os vice-presidentes, Decio Chieppe, Kaumer Chieppe, Riguel Chieppe e Renan Chieppe, que falou com VP da Divisão de Passageiros e também como presidente do Grupo.
Decio, cujas apresentações sempre têm a pegada da inovação, do quanto as equipes já fizeram, mas do quanto ainda há o que fazer, mostrou os projetos em andamento, falou da necessidade do Grupo se consolidar como uma organização ambidestra, ou seja, aquela que continua operando normalmente em seu modelo tradicional, procurando melhorias contínuas para suas rotinas atuais e, ao mesmo tempo, investindo em mudanças e testes de inovação, e encerrou destacando que a empresa precisa “jogar uma partida infinita” no que diz respeito à inovação.
As Rodas de Conversa foram comandadas pela diretora de Relações Institucionais, Simone Garcia, e as perguntas feitas aos executivos, sobre os negócios, investimentos e perspectivas para o futuro, foram enviadas pelos participantes.
Um destaque desta edição híbrica foram as apresentações que aconteceram nos intervalos dos dois dias – com transmissão para o público do online. Na terça, quem abrilhantou o evento foi o coral da Fundação Beneficente Praia do Canto, dirigido por Patricia Assef, que por muitos anos esteve aqui entre os líderes do GAB. E na quarta, 23, teve apresentação cultural da Associação Amor e Vida, instituição de Cariacica, apoiada pela Amigab.
Transição
O encerramento do evento ficou sob responsabilidade do presidente, Renan Chieppe, que depois da abertura focada no compartilhamento de ações e projetos, focou em agradecimentos. Agradeceu aos conselhos de Acionistas e Administração, aos vice-presidentes, aos diretores-executivos das Divisões, aos líderes e aos mais de 17 mil colaboradores que fazem tudo acontecer.
E esta etapa ainda guardava um momento especial: o anúncio de Renan quanto à mudança na presidência do Grupo em 1º de janeiro de 2023. Kaumer Chieppe assumirá e já deu seu primeiro recado como próximo presidente numa rápida apresentação, em que falou da história da empresa, dos pilares e, sobretudo, do papel da família em sua trajetória e no novo desafio que está para começar. Sim! O encerramento do Fórum GAB 2023 foi com emoção!