VIX lança o VIVA, sua nova vertical de negócios
Soluções com base em veículos autônomos já são realidade e a VIX Logística, uma das maiores empresas do setor no Brasil, lança o VIVA – VIX Veículos Autônomos, nova frente de atuação que combina inovação e tecnologia em iniciativa pioneira de automação de veículos e equipamentos para operações logísticas internas e circuitos fechados. Aumento de produtividade, controle sobre a operação e integração entre as atividades industriais e as operações logísticas internas, na planta do cliente, são alguns destaques da iniciativa.
Com esta nova vertente de negócios a VIX expande sua atuação, já que as possibilidades de uso dos veículos autônomos desenvolvidos pela VIX são inúmeras, e englobam todos os segmentos de atuação da empresa, que passa pelos segmentos de Siderurgia, Mineração, Óleo e Gás, Automotivo, Agro e muitos outros. As possibilidades vão de desde movimentação interna de madeira, celulose em áreas portuárias, tracionamento de reboques, movimentação de placas e bobinas, assim como em centros de distribuição, armazenagens e áreas de mineração. Tratores e seus implementos de tracionamento, empilhadeiras, caminhões, escavadeiras, manipuladores de madeira e de sucata são apenas algumas das atividades possíveis de automatização.
Segundo Patrícia Chieppe, CEO da VIX Logística, o objetivo da empresa sempre foi trazer as melhores soluções logísticas aos clientes. “Com o VIVA iniciamos uma nova vertical de negócios, envolvendo nossas frentes de automatização e digitalização, não somente de equipamentos, mas também envolvendo integração para toda a infraestrutura e processos em operações logísticas".
Diferenciais do VIVA – VIX Veículos Autônomos:
- Operações precisas, com recursos acionados de acordo com a demanda, com maior controle da operação e produtividade;
- Favorecimento das práticas de gestão com foco no equipamento;
- Integração entre as atividades industriais e as operações logísticas internas, na planta do cliente, direcionando sua força de trabalho para atividades mais especializadas;
- Operações mais seguras com utilização de equipamentos com tecnologias consolidadas;
- Solução focada no atendimento de operações dedicadas, em ambientes controlados, alinhado com as atividades já desenvolvidas nas operações onde a VIX atua;
- Gama diversa de equipamentos customizados desenvolvidos para operações de logística interna;
- Ganho de produtividade com redução de quantidade de equipamentos na operação.
O primeiro veículo customizado do VIVA já está em funcionamento, o “Galileu”, primeiro equipamento autônomo do Brasil para movimentação de cargas de volume acima de 80 toneladas em áreas industriais. Trata-se da robotização de um trator agrícola convertido para operações industriais e disponível para testes em ambiente controlado, que já transita em rota definida na sede da VIX Logística, em Vitória/ES. Segundo Elias Alves, diretor da VIX, o veículo conta com leitura do ambiente físico e se guia com premissas de local de parada, carregamento e velocidade deslocamento dentro de um arco pré-definido. “Esse circuito simula em uma escala menor a operação do veículo autônomo em condições reais similares aos ambientes industriais e portuários, para os quais ele foi concebido.”
O trator Galileu se comunica com os sensores espalhados pela área demarcada e respeita uma série de comandos previstos pelo processo, simulando as chamadas do veículo para carregamento e destinação ao local de descarregamento, utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT). O modelo em demonstração também contribui para a verificação de aspectos de segurança e confiabilidade técnica e operacional dos dispositivos instalados e infraestrutura necessária, assim como possibilidade de demonstrar de forma prática a tecnologia e integração em funcionando que pode ser levada às operações.
Conforme escala utilizada pela SAE Internacional, o Galileu está na categoria 4 de automação, ou seja, alta automação onde o veículo atua em obstáculos mapeados, o que no atual status de desenvolvimento do modelo, já dispensa a necessidade de condutor embarcado. O equipamento também conta com interatividade por meio de dispositivos móveis e sua movimentação pode ser visualizada através de plataforma própria capaz de fornecer dados específicos sobre a operação e integrar-se ao sistema logístico industrial.
Para saber mais sobre o projeto VIVA e conhecer nossas soluções autônomas, acesse o site www.vix.com.br ou entre em contato através do e-mail viva@vix.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação VIX Logística