Reserva Águia Branca faz sucesso no Global Big Day e...
A região das montanhas capixabas é linda, charmosa, está na lista de destinos nacionais mais acolhedores e também figura entre os cinco melhores locais do Brasil para observação de aves! Na última edição do Global Big Day, que aconteceu sábado, 11 de maio, e envolveu milhares de pessoas de dezenas de países, a Reserva Águia Branca registrou 174 espécies avistadas e se destacou em primeiro lugar dentre os participantes do Espírito Santo, o segundo melhor ponto de observação de aves do bioma Mata Atlântica e o quinto lugar de todo o Brasil.
Dezessete observadores participaram do evento na Reserva Águia Branca e sete deles estão entre os 10 que mais registraram espécies no Espírito Santo: Filipe Ventura (com 161 espécies observadas), Maicky Ventura Monteiro (160), Athos Souza (136), Lucas de Aguiar Tonoli (135), Rafael Silva (130), Emerson Monhol (111) e Roberto de Oliveira Silva (108). Com essa atuação, o grupo ajudou a unidade de conservação dar um pulo no ranking nacional – até outubro do ano passado, ela aparecia em 21° lugar no Brasil.
A atividade de Birdwatching tem como objetivo avistar e identificar as espécies em seu habitat natural, sem interferir no seu comportamento ou no seu ambiente. É uma atividade sustentável e está integrada aos programas de visitação e educação ambiental da Reserva Águia Branca.
No Brasil, existem dois dias reservados à observação e registro de aves. Além do Global Big Day, em outubro vai ser realizado o October Big Day. E por que duas datas distintas? A primeira acontece em maio por causa da primavera no Hemisfério Norte. E em outubro ela volta a ser realizada porque é a época da estação das flores no Hemisfério Sul.
O Global Big Day é promovido pelo Laboratório de Ornitologia de Cornell (Nova Iorque/EUA) desde 2015 e tem contribuído para o avanço da observação de pássaros em todo o mundo. E como tanta informação fica catalogada? Elas são compartilhadas pelos próprios participantes por meio de website ou aplicativo da entidade eBird.org.
Fonte: Assessoria de Comunicação GAB
Crédito da foto: Patrícia Bellon