Somos Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
A Reserva Ambiental Águia Branca está toda prosa! A RPPN ganhou o título de Posto Avançado (PA) da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), concedido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Postos Avançados demonstram na prática a implementação dos princípios do Programa MaB (Man and the Biosphere) da Unesco, que visa estabelecer uma base científica para a melhoria das relações entre as pessoas e seus ambientes. Para que um local (áreas protegidas, centros de pesquisa, núcleos de educação ambiental, dentre outros) ganhe o título é necessário que ali se desenvolvam de forma permanente pelo menos duas das três funções de uma Reserva da Biosfera (conservação, desenvolvimento sustentável e conhecimento tradicional e científico).
O título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica foi oficializado durante a 11ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e além da Reserva Águia Branca, a RPPN Macaco Barbado, localizada em Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo, e o Meliponário Pólen Dourado, de Mata de São João (Bahia) estão comemorando a mesma conquista. A partir de agora, portanto, eles se juntam aos projetos Tamar, Mico-Leão Dourado e Baleia Jubarte, além do Instituto Terra, que já possuíam o mesmo título.
“O reconhecimento da Reserva Águia Branca como Posto Avançado é motivo de muita alegria para todos nós porque consolida nosso propósito, o de conservação da Mata Atlântica, um trabalho que não é apenas da equipe da Reserva, mas também de nossos muitos parceiros. Afinal, sustentabilidade não se faz sozinho. Juntos, estamos ampliando o número de Postos Avançados, inclusive no Estado, e valorizando as áreas de preservação”, destaca a Head de Sustentabilidade do Grupo Águia Branca, Adriana Denadai.
Atualmente, a Rede de Postos Avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica possui 70 PAs, distribuídos em 14 estados brasileiros (Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Saiba mais sobre o Programa de Postos Avançados da RBMA
Ele foi criado em 1997, com o objetivo de integrar os diversos Postos Avançados, divulgar as ações que eles desenvolvem e estimular instituições/centros de pesquisa/RPPNs/Sedes de UCs/ONGs e outras que atuem no Bioma Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, interessadas no título, a serem contempladas com este reconhecimento e, dessa forma, contribuir ainda mais com as ações da RBMA e com as metas internacionais para Conservação da Biodiversidade, instituídas pela ONU.
O título tem validade de quatro anos, renovável por tempo indeterminado mediante processo bastante rigoroso.
Em algumas regiões os Postos Avançados funcional como bases integradas dos “Roteiros da Biosfera” voltado à promoção do Turismo da Sustentabilidade e também participam, conjuntamente, de projetos de apoio às comunidades locais e de conservação e restauração da biodiversidade.