Carro 100% elétrico circula em operação na VIX
Após o sucesso do lançamento do primeiro ônibus elétrico para uso rodoviário do Brasil, em 2020, a VIX mais uma vez inova e traz um carro elétrico para compor a frota em uma de suas operações, em cliente no Espírito Santo.
A proposta é de um transporte sem emissões, alinhado com as políticas ambientais da empresa e dos clientes, que se mostram receptivos à introdução de testes de aderência às operações e de viabilidade econômica.
A iniciativa da empresa tem o objetivo de gerar dados que permitam a avaliação da viabilidade de utilização de veículos movidos a eletricidade na frota da companhia, assim como conhecer a percepção do usuário quanto a veículos elétricos. A eliminação de emissões de CO2 e também de ruído são os grandes destaques de ganhos ao meio ambiente.
O veículo, um SUV E6 da marca chinesa BYD circula por um contrato da VIX em Vitória substituindo um veículo movido à gasolina, transportando passageiros do cliente. Durante esse período um moderno sistema de telemetria capturará os dados para compor o banco de informações da VIX sobre o comportamento de um carro elétrico em uso operacional.
O veículo tem autonomia de até 400 km com um a única carga e conta com freios regenerativos que recarregam as baterias de fosfato de ferro durante a frenagem. A bateria é carregada de 0 a 100% em apenas duas horas.
Segundo Elias Alves, gerente de Projetos da VIX Logística, a eletricidade, dentre alternativas de energia limpa estão cada vez mais próximas de se consolidarem em um novo modelo de alimentação dos sistemas de mobilidade. “O mundo saiu da inércia na busca de uma melhor relação com o meio ambiente, no que diz respeito a sistemas de mobilidade e, experimentando essas novas tecnologias, esperamos colaborar no protagonismo desse movimento”.
Uma curiosidade interessante é que o carro possui sistema bidirecional de carregamento e descarregamento, podendo funcionar como nobreak, fornecendo energia para uma residência convencional para lâmpadas e aparelhos eletrodomésticos funcionando por até 4 dias sem depender da rede de fornecimento externa.
Fonte: Assessoria de Comunicação VIX Logística