75 Anos Viação Águia Branca: que viagem!
“Atenção, senhores passageiros com destino à celebração dos 75 anos da Viação Águia Branca, sejam todos bem-vindos, e bom dia! Meu nome é João Carlos e eu tenho o prazer de trabalhar na Viação Água Branca desde 2008, no NOP (Núcleo de Operações) Rio de Janeiro. Venho conduzi-los neste momento. Peço, por gentileza, que deixem os microfones no mudo. Considerem a tela do computador a janela do nosso carro. E afivelem os cintos que vamos começar!”
Foi exatamente desta forma que teve início o evento on line de comemoração dos 75 anos da Viação Águia Branca, na manhã da segunda-feira, 26 de julho. De quebra, “a viagem”, que reuniu colaboradores, seus familiares e líderes da empresa, diretores e acionistas do Grupo Águia Branca, e busólogos, festejou o Dia do Motorista (25 de julho) e os 75 anos do Grupo Águia Branca.
O motorista João Carlos não foi o único “condutor” daquela manhã. Direto do NOP Itabuna (Bahia), Abidaiã Paz lembrou dos colegas de trabalho que estão completando cinco, 10, 15, 20, 30 e 35 anos de empresa e que receberão o certificado de registro pelo “tempo de embarque” e soltou a voz numa música de sua autoria, cujo refrão diz: “Sempre em frente por você...” De volta ao NOP Rio, Vinícius Oliveira declarou o orgulho que sente da sua profissão, com direito à “palinha” do clássico “A Vida do Viajante”, de Luiz Gonzaga. E o evento contou, ainda, com a participação do pastor Igor Siqueira Barcellos, que levou uma mensagem de fé e esperança, e compartilhou sua história pessoal com a Covid-19 e a sua cura.
Sempre em frente...
Animada com o cenário que se desenha, a diretora-executiva, Paula Barcellos, não poupou boas notícias para falar com os convidados: citou números e conquistas, apontou motivos que a empresa tem para comemorar, parabenizou a viação, o Grupo e os motoristas – e fez um agradecimento especial a Vilson de Jesus Santana, que veste a camisa da Águia Branca há 36 anos –, adiantou novidades, falou do que está por vir e agradeceu ao time.
“Essa data já está entre as mais inesquecíveis em nossa trajetória. Os dois últimos anos foram desafiadores mas, em justa medida, nos fortalecemos! E estamos otimistas com o cenário que temos em vista. Hoje, nosso volume de receita já corresponde a 56% quando comparado a 2019 e para os próximos meses, a previsão é alcançarmos 70%. Também é importante destacar o momento histórico do setor de Encomendas e nosso crescimento de 50% na participação das vendas de passagens online”, enumerou.
E ainda tinha mais a compartilhar. As cortinas antivirais, item de segurança que agradou os passageiros e passa a fazer parte dos os ônibus de dois andares; o lançamento do Águia Tricolor, ônibus com o layout exclusivo para atendimento do time profissional do Fluminense; a notícia de que a Águia Branca será a primeira viação do Brasil a rodar com o G8, novo ônibus da Marcopolo. “Todos nós estamos sendo impactados e desafiados a fazermos mais, a sermos mais. Não é fácil, mas como temos visto, é possível”.
Chamado de “o” condutor da viagem pelo motorista João Carlos, o presidente do Grupo Águia Branca e vice-presidente do Grupo – Divisão Passageiros, Renan Chieppe, associou o início da história da Viação Águia Branca, que se confunde com a do Grupo Águia Branca, com a forma como o Grupo atua até hoje, 75 anos depois de sua fundação.
“Nossa história é marcada por trabalho, pioneirismo e a busca pelo encantamento dos clientes, mas também por desafios e crises. E sempre saímos mais fortes destes momentos, sempre transformamos crises em oportunidades. O ano de 2020 foi difícil, mas estamos virando o jogo, tirando projetos da prateleira, com o Squad, e soltando as amarras de algumas ações para iniciar uma nova caminhada. Estou otimista com 2022. Vamos sair menores do que entramos, mas acreditando em nossa capacidade de dar a volta por cima. Diante de tudo isso, tenho a necessidade de agradecer a vocês, que foram brilhantes, aguerridos e fizeram a diferença”, deu o recado.