Grupo tem novo Diretor de Relações Institucionais
Além do início da gestão de Kaumer Chieppe na presidência, o início de 2023 marca outra novidade na alta gestão do Grupo Águia Branca: Bruno Chieppe é o novo Diretor de Relações Institucionais. Filho de Luiz Wagner Chieppe – que além de acionista foi vice-presidente de Relações Institucionais até dezembro de 2020, quando se aposentou do cargo executivo em atendimento ao modelo de governança corporativa –, Bruno assume o desafio profissional no mesmo ano em que completa 25 anos de Grupo.
Formado em Administração de Empresas e com MBA em Gestão Empresarial, pela FGV/MMurad, e Gestão de Logística, pela Coppead – URFJ (Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio), também passou por outros cursos de aperfeiçoamento, dentre eles Kellogg School of Management (Northwestern University, em Chicago) e CCL (Center of Creative Leadership, no Colorado).
Bruno chegou à empresa em setembro de 1998, como estagiário de Recursos Humanos da Águia Branca Cargas, passou por diversas áreas, como integrante do Programa Trainee, até ser promovido a Analista de Sistemas da Holding e estava na VIX Logística desde março de 2004.
Entrou na VIX para atuar na área florestal; em 2005 assumiu a Gerência Operacional de Papel e Celulose; de 2009 a 2015 foi Gerente de Fretamento; em 2015 foi promovido a Diretor de Fretamento; em 2017, passou a responder pela Diretoria de Siderurgia, Papel e Celulose; e desde 1º de janeiro de 2022 estava ocupando o cargo de Diretor de Siderurgia e Resíduos. “Cheguei à VIX em 2004 a convite do Kaumer e agora, também a convite dele, venho para a Diretoria de Relações Institucionais”, destaca.
O novo diretor está no momento de adaptação, conhecendo o “universo Holding” com olhos institucionais, e contando com a consultoria do pai, Luiz Wagner, e de outros gestores que atuam na área corporativa do Grupo. E fala com propriedade da diferença das demandas antigas e atuais. “Na operação, a rotina é dinâmica e precisamos pensar sempre à frente para mitigar problemas. No âmbito institucional, o trabalho também é muito dinâmico e precisamos estar atentos ao que acontece em diversos níveis do ecossistema em que estamos inseridos, e navegar por este ecossistema das empresas, instituições e comunidade de maneira salutar e perene”.
Sobre o fato de estar tendo a oportunidade de aprender e entender o papel da Holding dentro do contexto do Grupo, e sua missão como Diretor de Relações Institucionais com o pai, executivo considerado referência na arte de se relacionar, Bruno é muito grato pela oportunidade.
“Relação é algo de valor, gera credibilidade, contudo, é uma construção de longo prazo. E eu estou iniciando a minha jornada”, argumenta o executivo, que herdou do pai o gosto pela conversa e pelo bom relacionamento. E isso já é um ótimo começo.
Bruno Chieppe assumiu o cargo antes ocupado por Simone Garcia, que agora responde como superintendente da Fetransportes (Federação das Empresas de Transportes do Espírito Santo).