Prêmio Inovação: imersão, criatividade e conquista
Um prêmio, três paradas estratégicas, uma incrível jornada. O Prêmio Inovação 2023 do Grupo Águia se dividiu em três momentos, Imova-se, Demoday e Oscar da Inovação, e após muita imersão, novos conhecimentos e torcida, a última parada, o Oscar, realizado da tarde de terça-feira, 17 de outubro, em Vitória, premiou seis ideias: STA - Soluções Técnicas Ágeis (Divisão Comércio, em primeiro lugar), APP Condução Econômica (Divisão Passageiros, segundo) e Analisa.AI (Holding, terceiro lugar), na categoria Imova-se; a campeã Recapadora 100% Sustentável (Comércio), a vice Projeto Parceiros (Divisão Logística) e a terceira colocada, Implantação do Projeto RSP (Divisão Passageiros), na categoria Demoday.
O Prêmio Inovação marca o início de um conjunto de ações desenvolvidas ao longo de um ano, com o objetivo de fomentar a geração de ideias e o intraempreendedorismo, capacitar os colaboradores na temática da inovação, acelerar a execução de ideias com método e promover o reconhecimento dos inovadores. Um total de 1.179 ideias foi cadastrada para a edição deste ano e desse montante, 15 foram escolhidas para participar do Imova-se e outras 15 do Demoday.
Entendendo a jornada do Prêmio Inovação
O Imova-se, que está em sua terceira edição, é dedicado à aceleração de novas ideias. Ele foi realizado entre 11 e 15 de setembro, em Vitória, e reuniu 15 ideias – quatro de cada Divisão de Negócios e três da Holding –, 60 participantes e cinco dias de trabalho.
E no final daquela semana, os trabalhados classificados para o Oscar da Inovação foram: A Morte da RAV e Analisa.Ai, da Holding; AirbnBus e App Condução Econômica (Passageiros), STA - Soluções Técnicas Ágeis (Comércio) e Work safe (Logística).
Encerrado o Imova-se, as atenções do Prêmio Inovação 2023 se viraram para o Demoday, momento para apresentação e definição das melhores ideias implementadas, realizado na tarde da quarta-feira, 20 de setembro.
Assim como no Imova-se, o Demoday reuniu quatro ideias de cada Divisão de Negócios e três da Holding. E no final daquela tarde, outros seis projetos carimbaram sua vaga rumo ao Oscar: Tesouraria 4.0 (Holding), Implantação do Projeto RPP e Sala do Alerta (Passageiros), Onboardtech – A Revolução do Embarque de Chassi sem Motor e Projeto Parceiros (Logística), e Recapadora 100% Sustantável (Comércio).
Oscar da Inovação, o Dia D
As 12 equipes finalistas voltaram a se encontrar na terça-feira, 17 de outubro, na terceira e última parada do prêmio, o Oscar da Inovação, um evento pensado com toda a pompa para festejar a inovação, as ideias, o Grupo Águia Branca e seis vencedores – três saídos do Imova-se e outras três do Demoday. O evento de premiação foi realizado em Vitória, com a presença dos vice-presidentes Decio Chieppe, de Inovação e Finanças, e Renan Chieppe, da Divisão Passageiros, das CEOs Paula Barcellos, Divisão Passageiros, e Patrícia Chieppe, Logística, dos diretores de Inovação, Janc Lage, e de Relações Institucional, Bruno Chieppe, e de gestores e líderes de todo o Grupo. Mais de 100 pessoas participaram do evento presencial, que foi transmitido também de maneira online.
O Oscar aconteceu durante a Semana da Inovação, uma programação temática realizada entre 16 e 19 de outubro, que reuniu as equipes de todo o Grupo para uma imersão em cultura da criatividade. O evento de lançamento contou com palestra de Leandro Nazareth, da Innovation na Brain - Centro de Inovação em Negócios Digitais, e ao longo dos dias as equipes puderam acompanhar talks, apresentações e pitchs das equipes participantes do Imova-se. O encerramento culminou na quinta, 19, quando é comemorado o Dia da Inovação.
Considerado o grande responsável pelo fortalecimento do movimento de inovação no Grupo, nos últimos anos, o vice-presidente de Inovação e Finanças, Decio Chieppe, voltou a deixar uma reflexão sobre a necessidade da cultura da inovação.
“A transformação dos negócios leva tempo e demanda ação. Grandes desafios estão vindo, daí a necessidade de acelerar o processo de cultura, ferramentas e mentalidade ágeis dentro de nossos negócios”, destacou, completando em seguida.
“Nosso prêmio evoluiu de 2019 pra cá, mas esta precisa ser uma dinâmica contínua. A ideia é democratizar e disseminar cultura, por meio de ações das empresas, da semana da inovação, mas para que tudo tenha efetividade, todas as lideranças têm que estar envolvidas. Precisamos de uma conexão em rede”.
Vice-presidente da Divisão Passageiros – Grupo Águia Branca, Renan Chieppe elogiou os projetos e não deixou de parabenizar as pessoas envolvidas neste processo. “Acompanhando as ideias, digo que temos muita coisa com potencial para virar negócio. Temos um Grupo brilhante graças a vocês!”