Mergulho no verde, na vida, na Reserva
A Reserva Ambiental Águia Branca é um “pedaço de Mata Atlântica” localizada na região das montanhas capixabas e integra, junto aos Parques Estaduais Pedra Azul e Forno Grande, um corredor ecológico considerado um dos principais atrativos turísticos do Espírito Santo. É uma área de biodiversidade ímpar, cujas belezas foram desvendadas no livro Últimos Refúgios: De Pedra Azul ao Forno Grande, lançado quinta-feira, 8 de julho, numa live no canal da ONG Últimos Refúgios no Youtube. A obra é projeto da Lei de Incentivo à Cultura, tem o Grupo Águia Branca como um dos patrocinadores e a Reserva como apoiadora.
Terceiro livro da série Áreas Protegidas, ele revela os detalhes da região após um minucioso trabalho de registro de imagens, que respeitou o tempo e o ritmo dos ciclos da natureza. A equipe do Últimos Refúgios ficou em campo durante meses e com a ajuda de câmeras especiais instaladas em locais estratégicos foi possível registrar espécies importantíssimas para a manutenção da vida neste corredor, como a onça-parda, que está na capa da publicação. Outros exemplos de fotos de espécies icônicas, tiradas na Reserva e destacadas pelo fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, foram as aves tesourinha-da-mata, a sanã-vermelha e a rara e ameaçada saíra-apunhalada.
E o resultado de tanto cuidado é uma experiência de interação singular para o leitor. Para adquirir um exemplar, basta clicar no link https://www.useripple.com.br/livro-da-Pedra-Azul-ao-Forno-Grande. O lucro das vendas será destinado a outros projetos de conservação ambiental do Instituto Últimos Refúgios.
Durante a live, mediada pela presidente do Instituto Últimos Refúgios, Iasmim Macedo, pelo produtor-executivo Raphael Gaspar e por Merçon, eles contaram detalhes e muitas curiosidades sobre o projeto, e destacaram o livro como uma importante ferramenta de divulgação científica, difundindo o conhecimento de forma clara e acessível para a sociedade, o que é fundamental para a educação ambiental, fortalecimento do turismo, e desenvolvimento sustentável da região das montanhas capixabas.
“Nosso projeto vai muito além do livro, ele envolve comunidade, empresas e parceiros no fortalecimento de iniciativas de conservação. Estamos falando de um projeto de desenvolvimento sustentável para uma região que é patrimônio natural capixaba”, argumentou Raphael Gaspar.
E ele aposta que o livro vai ajudar também a evidenciar alguns problemas que a região enfrenta, como a fragmentação das florestas, uso excessivo de defensivos agrícolas, atropelamento e a captura ilegal de animais silvestres. “Ao jogar luz, chamamos atenção e atraímos mais pessoas para a causa. Entendemos que desta forma o corredor ecológico vira referência, ganha mais visibilidade e, assim, podemos criar medidas que podem potencializar o turismo”.
“Últimos Refúgios: De Pedra Azul ao Forno Grande” já nasce “grande”. Léo Merçon adiantou que uma porcentagem das edições será doada a institutos de ensino da região e haverá, ainda, uma porcentagem vendida a preço de custo para estudantes. Tudo para manter o trabalho de sensibilização que o instituto mantém há anos da região. Além disso, o livro vai ganhar uma série, que será exibida no programa do Últimos Refúgios na TV Ambiental, e uma exposição itinerante em Vitória, com 15 totens mostrando fotos e contando um pouco desta aventura.
Embora o lançamento do livro tenha acontecido na noite da quinta, 8, naquela tarde o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebeu um exemplar da obra das mãos do presidente do Grupo, Renan Chieppe, Léo Merçon e demais apoiadores do projeto. O encontro aconteceu no Palácio Anchieta e o executivo do Grupo aproveitou para falar do orgulho de fazer parte do livro. “A obra nos coloca ao lado e integrados aos parques Pedra Azul e Forno Grande. Nosso propósito no Grupo é mover o mundo com excelência e respeito às pessoas, e contribuir para um meio ambiente pleno de vida é, sem dúvida, uma bela forma de fazer isso.”