Viação Águia Branca: 76 anos, com energia de 30
O que pode aproximar uma empresa de ônibus de 76 anos e um menino de 6? Um sonho. Mais especificamente, o sonho do pequeno Rafael de seguir os passos do pai, Jobio, motorista da Viação Águia Branca. Pai e filho – Jobio Alves Moreira Brito e Rafael das Neves Brito – foram convidados para uma participação especial no evento que comemorou o aniversário da empresa e o Dia do Motorista (25 de julho), nesta terça-feira, 26, na Viação Águia Branca. A comemoração, que acontece há 28 anos, desde que o atual presidente do Grupo, Renan Chieppe, assumiu a Divisão Passageiros, não acontecia presencialmente desde 2019, em função da pandemia, e teve gostinho de reencontro, retomada e dias muito melhores.
“Estamos trabalhando para fazer a melhor empresa de ônibus do Brasil! Não podemos, jamais, perder a humildade nem o senso de desafio, mas precisamos ter a consciência do que estamos fazendo”, destacou Renan já no final do evento, que reuniu, além dos membros do Conselho de Acionistas do Grupo Águia Branca, Aylmer Chieppe, Nilton Chieppe e Luiz Wagner Chieppe, o vice-presidente de Inovação e Finanças do Grupo, Decio Chieppe, a diretora-executiva da Divisão Passageiros, Paula Barcellos Tommasi Corrêa, o diretor comercial, Thiago Chieppe Juffo, familiares, diretores, gestores e profissionais da empresa.
A solenidade teve direito a vídeo institucional – do qual participaram Jobio e Rafa –, as boas-vindas de Paula, Thiago e Renan, homenagem aos colaboradores que completa em 2022 cinco, 10, 15, 20, 25, 30 35 e 40 anos de casa, apresentação musical de jovens aprendizes da empresa e o encerramento ficou por conta da mensagem do padre Kremerson Giestas Dias. E não eram apenas os times da matriz e superintendência Espírito Santo que estavam em festa. Todas as bases da Águia Branca realizavam seus eventos simultaneamente.
Ao se dirigir aos convidados, Paula Corrêa não deixou de citar o período desafiador vivido pela empresa nos dois últimos anos. Mas focou na superação e na capacidade do time de lidar com as adversidades.
“E isso só foi possível porque temos um super time de águias (como gostamos de nos chamar), obstinado e que trabalha com dedicação. Não é à toa que estamos celebrando os 76 anos da Viação Águia Branca, empresa que tem o pioneirismo como sua principal característica, que se destaca em diversos setores e negócios, e mantém uma visão estratégica e inovadora. Desanimar não é uma opção para nós! Nem diante dos momentos mais difíceis. Pelo contrário, quando o mundo parou, nós aceleramos e evoluímos”.
A executiva também fez questão de citar os avanços e conquistas mais recentes. Falou da equipe de encomendas, que transferiu a operação da rodoviária para a matriz para atender a demanda, que já cresceu 22% em relação à 2021; citou a expansão para outros estados em parceria com novas empresas do setor rodoviário. O próximo destino da Águia Branca são o Sul e o Centro-oeste. Jogou luz no Squad, que este ano foi o transportador oficial do festival Lollapaloza. Falou de prêmios e de algumas iniciativas que aproximaram ainda mais a gestão do time.
Enquanto Paula falava, certamente um filme passava pela cabeça de cada profissional da Viação. Mas, sem dúvida, o momento de maior emoção do evento foi a homenagem ao motorista Jobio, personagem principal do vídeo comemorativo com o filho. O pai foi chamado ao palco para receber uma homenagem da empresa. E quem levou a homenagem foi Rafa, que convidado a falar para o público, só teve condições de dizer: “Bom dia! Em primeiro lugar, quero agradecer por vocês me deixarem participar deste momento com meu pai.” E caiu no choro!
Mesma direção
Seguindo o mesmo caminho de Paula, Thiago Juffo também falou de presente e futuro, mas fez uma breve parada no passado. “No final de 2019, tínhamos expectativas de fazer um grande 2020. Nossa demanda estava aquecida e as expectativas eram as melhores. Fomos frustrados em nossas expectativas. Mas também não podíamos imaginar o quão fortes e resilientes nos tornaríamos! Ficamos diante do pior cenário já enfrentado, mas viramos a página e hoje podemos afirmar que superamos o maior desafio de toda a história da Viação Águia Branca”.
Segundo Juffo, para virar a página, a empresa passou a priorizar cada vez mais a digitalização e tecnologia, adotou a metodologia ágil como base para a gestão e um modelo de liderança mais dinâmico e próximo da nossa equipe, e não perdeu foco na segurança e na valorização da vida. “Isso tudo nos levou à liderança. Somos líderes de mercado em todos os eixos onde atuamos e nunca estivemos com participações de mercado tão positivas como hoje. Os melhores motoristas, a melhor manutenção, o melhor time de vendas, os melhores ônibus são da Águia Branca. E o melhor presente que podemos dar a ela é a continuidade deste momento”.
O momento é tão positivo que os executivos, pensando na idade média da frota e no conforto dos passageiros, estão investindo em novos veículos. Ao todo, serão 80 – 40 este ano e existe o planejamento de mais 40 ano que vem. “Ainda existe um esforço nosso para ampliar a produtividade da frota, mas voltamos a investir. E isso é um marco, pois quando uma empresa volta a investir em frota é que as coisas estão voltando ao normal” argumentou Renan Chieppe.
Ele destacou o processo de inovação que Decio Chieppe lidera há cerca de 10 anos e garantiu que o Grupo, como um todo, está indo bem, investindo em novos negócios, como GoDrive, Squad, V1, e atendendo às demandas do mercado, que já soma resultados recordes em sua história e deverá chegar no final de 2022 com um número de colaboradores superior ao que contava antes da pandemia. “Estamos caminhando rumo ao futuro, tendo como base nosso Plano Estratégico 2025, que preconiza que o Grupo dobrará de tamanho até 2025”.
E pra terminar, uma mensagem que cai como uma luva na história de sucesso da Águia Branca. “Na vida, não basta ser sábio, é preciso ser perseverante. E a Águia Branca é o resumo de uma história que une liderança, pessoas e perseverança. Perseverança de quem apostou nesta empresa”, resumiu o padre Kremerson Giestas Dias, que, quando criança, viajava de Afonso Cláudio, sua cidade natal, para Vitória, na companhia da mãe, a bordo de... Águia Branca!