Sustentabilidade e inovação na veia
A quarta-feira, 3 de agosto, marcou a história mais recente do Grupo Águia Branca. A empresa capixaba, que está vivendo um novo momento de sustentabilidade e ESG, inaugurou a primeira concessionária de veículos elétricos do Espírito Santo, a Vitória Motors BYD, em Vila Velha. A loja conta com um conceito diferenciado e inovador, representando a atual líder em carros elétricos do planeta, e promete oferecer uma experiência única ao consumidor.
Para quem (ainda) não sabe, a BYD é a maior produtora de carros elétricos da China e a maior produtora de baterias do mundo. Presente no Brasil desde 2015, já conta com 14 unidades, tem a meta de abrir 45 concessionárias de automóveis até o final deste ano e nomeou o Grupo como seu novo parceiro estratégico.
Um dos maiores conglomerados de transporte e logística do País, o Grupo Águia Branca estará à frente das lojas do Espírito Santo e Minas Gerais. Além da inauguração da Vitória Motors BYD, a projeção é inaugurar as outras quatro concessionárias ainda este ano: Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora (MG), e Vitória. Todas as lojas vão contar com áreas de vendas, pós-venda e peças, entre outros setores, e oferecerão uma solução completa para os compradores de veículos elétricos da marca. O cliente poderá encontrar também equipamentos necessários para geração de energia sustentável, como painéis fotovoltaicos, recarregadores e unidades de armazenamento de energia.
O Grupo possui um ecossistema de sustentabilidade que envolve Reserva Ambiental, em Vargem Alta, o Natureza Eco Lodge, geração de energia solar, em Pinheiros, os ônibus elétricos da Vix e, agora, a mobilidade elétrica com BYD.
O presidente, Renan Chieppe, é enfático ao falar desta nova parceria. Ela diz ser uma grande honra pertencer à rede de concessionárias da marca. “Estamos muito felizes com nossa nomeação, resultado de um trabalho sério e muito profissionalismo de mais de 76 anos no mercado”.
Segundo o diretor-executivo da Divisão Comércio do Grupo Águia Branca, Marcelo Tinti, a parceria é resultado da atenção da empresa ao movimento e tendências do mercado, que demanda por veículos que não utilizam combustível fóssil. “Queremos estar sempre próximos à necessidade e ao desejo do cliente e entendemos que oferecer alternativas como veículos que não utilizam combustíveis com origem do petróleo é uma das formas de atender a essa necessidade”, disse.
E expectativa do Grupo é comercializar cerca de 500 unidades no primeiro ano de operação.
Sobre a BYD Brasil
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: Em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 - Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização dos automóveis de passeio no País, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil.