Vix Labs, o primeiro laboratório de inovação do Grupo Águia Branca

28/09/2017

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará a ser do tamanho original”. Essa afirmação, que foi dita por Albert Einstein, tem tudo a ver com criatividade, palavra que vem ganhando cada vez mais espaço nos ambientes corporativos. Os executivos modernos, que estão atuando num mercado regido pela transformação tecnológica, globalização, competição acirrada e busca constante pela excelência e satisfação do cliente, já notaram que ações criativas proporcionam autonomia, facilitam o empreendedorismo, ajudam a encontrar soluções para os mais variados problemas e, portanto, fazem toda a diferença!

Este ano de 2017 está sendo marcado por criatividade e inovações no Grupo Águia Branca. E uma das ações estratégicas deste novo momento é o Vix Labs, o primeiro laboratório de inovação do Grupo, cuja vocação para inovar está presente desde sua fundação, há 71 anos, quando o País focava na produção agrícola. Já naquela época, os fundadores, Vallecio, Wander e Aylmer Chieppe, pensavam em escoamento da produção e em mobilidade. Ao longo dessas sete décadas o pioneirismo permeou a história e atuação da empresa, inovadora minimalista desde o design da frota até a agilidade e a leveza nos serviços prestados.

No ano de 2015, contudo, iniciou-se um novo capítulo da relação da Águia Branca com a inovação. O Grupo decidiu dar foco estratégico ao tema, tornando-o um dos pilares de sustentabilidade e perenização formais do negócio. A partir daí, foi criada a DTI (Diretoria de Tecnologia e Inovação) na Holding, com a missão de estruturar o programa de inovação, bem como apoiar as áreas na jornada, e inicia-se um trabalho focado neste pilar.

“A inovação é um dos três pilares estratégicos que estão direcionando os passos da empresa – ou outros são as pessoas do nosso time e a estratégia. E quando falo em inovação, não me refiro apenas à tecnológica, mas principalmente a dos processos. Precisamos colocá-los sobre a mesa e definir o que pode ser feito de maneira simples e que atenda melhor ao cliente. Temos a inovação em nosso DNA, mas agora estamos adotando mecanismos de sistematização deste que é um diferencial mercadológico”, comemora o presidente do Grupo Águia Branca, Decio Chieppe.

Diante do novo momento, a Vix Logística aceitou o desafio e colocou energia no assunto. A equipe da empresa participou de dois ciclos de inovação, com apoio DTI, fez uma imersão em inovação e foco nos negócios com apoio de entidades como UC Berkeley, Stanford e Singularity University, e o fruto desse trabalho é o Vix Labs, que já está sendo considerado uma iniciativa diferenciada e com grande potencial.

“O modelo em detalhes ainda não pode ser compartilhado, mas a área reúne grandes profissionais de áreas multidisciplinares da companhia, com report direto ao nível de CEO da Divisão, e com uma missão clara, que é experimentar novas possibilidades, inovar e catalizar o processo de inovação na Divisão Logística do Grupo Águia Branca. Inovação é um caminho inevitável de sustentabilidade de qualquer negócio. E como a chave da criatividade está em ser inovador, estamos fazendo a nossa parte. Estou bastante otimista com o projeto e acredito que este será o primeiro dos muitos projetos com veia inovadora que passarão a fazer parte da rotina do Grupo Águia Branca daqui pra frente”, destaca o diretor-geral da Divisão Logística e presidente da Vix Logística, Kaumer Chieppe.

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio