O câncer de mama no alvo do Grupo Águia Branca

15/10/2018

O câncer de mama é a maior causa de óbitos entre as brasileiras e 80% delas descobrem sozinhas o tumor, quando descoberta no início a doença tem até 95% de chances de cura.

Quando o assunto é câncer, os cuidados relacionados à mama exigem atenção mais que especial. Os motivos? O câncer de mama é a maior causa de óbitos entre as brasileiras. 80% dos tumores são descobertos pelas próprias mulheres; o autoexame é o primeiro passo para detectar precocemente a doença; e o câncer de mama tem 95% de chance de cura quando descoberta no início.

Essas e outras informações com foco na saúde da mulher foram abordadas pela fisioterapeuta do programa Viver Unimed, Priscilla Gomes Braga, numa palestra realizada na segunda-feira, 8 de outubro, no Vix Labs, para a equipe feminina da Holding. A ação faz parte das ações do Grupo Águia Branca dentro da Campanha do Outubro Rosa.

Em duas horas de bate-papo, além de levar dados e números da doença, Priscilla também mostrou ao grupo alguns sinais da doença. “Mudança no formato ou tamanho; vermelhidão ou coceira na pele; inversão ou mudança de posição ou formato do mamilo; vazamento nos mamilos; inchaço na região das axilas ou ao redor da clavícula; mudança na textura da pele ou dor constate na mama ou nas axilas são sinais da doença. Por isso a importância da mulher conhecer o próprio corpo e reconhecer as mínimas alterações. E se acontecer, a dica é procurar o médico”, orienta.

E seguindo ao pé da letra o título da palestra, “Saúde da Mulher”, a fisioterapeuta falou ainda sobre as mudanças corporais ao longo do tempo, explicou como agem os hormônios estrogênio, progesterona e testosterona – e a ausência deles! – no corpo feminino, e encerrou falando sobre como enfrentar todas essas alterações.

Uma das participantes da palestra, a secretária Adriana Cristina Rodrigues Marchioni gostou tanto do momento de atenção à saúde que acha que eles deveriam ser menos pontuais. “Essas palestras deveriam ser frequentes, pois a correria do dia às vezes nos faz esquecer o quanto é importante olharmos mais intimamente para nosso corpo. Penso que toda empresa deveria adotar uma política de saúde da mulher, incluindo ações educativas e preventivas com esses profissionais tão importantes em nossas vidas e que a Unimed hoje disponibiliza, uma roda de conversas onde trocaríamos experiências e até mesmo de conhecimentos do corpo feminino.

Todos juntos por uma mesma causa

Essa é apenas uma entre as várias ações que estão sendo desenvolvidas pelas empresas do Grupo durante este mês. Na Divisão Comércio, as equipes estão sendo desafiadas a fazer algo pela saúde durante todo o mês. Com o título Desafio Outubro Rosa, o objetivo é que os colaboradores compartilhem os seus desafios relacionados a cuidados com a saúde por meio de fotos praticando uma atividade física, alimentação saudável, entre outros.

O diretor-executivo Uarlem Oliveira foi um dos exemplos utilizados. Com muita disciplina, exercício físico e atenção redobrada com a alimentação, ele reduziu o peso e ganhou muito mais qualidade de vida.

Outra iniciativa foi a união de todas as concessionárias na campanha Somos Fortes que, de 15 a 27 de outubro que converte os test drives realizados em doações de lenços para instituições que cuidam de mulheres que estão enfrentando a doença. A expectativa é doar, pelo menos, 600 acessórios.

Na Vix Logística, os colaboradores também estão mobilizados para realizar várias atividades em prol da conscientização, prevenção e tratamento do câncer de mama. As atividades englobam palestras, Diálogos Diários de Segurança (DDS) realizados diariamente em bases e contratos, momentos de descompressão (um incentivo à realização de atividades físicas, um dos fatores que diminuem os riscos da doença), e ainda a distribuição de materiais informativos com o passo a passo de como realizar o autoexame, que deve ser feito mensalmente.

E outra ação que está marcando o mês em todas as empresas do Grupo é a liberação do uniforme às sextas-feiras para que os colaboradores se vistam de rosa e demonstrem engajamento na campanha.

voltar

empresas do grupo

passageiros

logística

comércio